No passado dia 3 de Dezembro decorreu a nossa gala de Natal como de costume no Restaurante ''Casarão'', nossa sede honorária. O jantar decorreu com a animação do costume, e a presença de muitos dos antigos forcados do grupo. Depois da exibição do filme da nossa temporada 2008 deu-se início á habitual entrega de prémios, sendo os galardoados deste ano:
Menção de Mérito para: Luís Martins, João Queiroga, António Quintino, César Pegado e Alexandre Costa Ferreira
Menção de Dedicação ao grupo para: Gonçalo Quadros, António Portela, António Cortesão, Luís Pedrosa e Gonçalo Silva
Menção de Juventude para: Miguel Tavares, Ricardo Cavaleiro e André Cavaleiro
Menção de Agradecimento: António Sousa
Forcado Revelação de 2008: João Bonny
Forcado de 2008: António Consciência ‘’baboon’’
Por fim foram galardoados os ex-cabos João Cortesão e José Portela por tudo o que fizeram, fazem e farão pelo grupo
É de referir também que todo o jantar foi animado devido a 2 excelentes músicos: Dr. Vítor Sá e o cubano Alejandro Xavier.
Veja as fotografias:
Gala de Natal e Entrega de Prémios Referentes à Temporada 2008
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraMontemor-o-Velho – Fechar com chave d’ouro.
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. Coimbra‘’Á terra onde fores ter faz como vires fazer’’. É tradição em Montemor-o-Velho os grupos fardarem-se no quartel dos bombeiros e assim fizemos nós, com toda a ambição do mundo, apertamos as cintas pusemos os barretes ao ombro e lá seguimos para a praça.
Era dia de feira, a multidão estava nas ruas até á praça, também ela com uma moldura humana excepcional.
Tocou o cornetim e o sonho tornou-se realidade, estávamos a fazer as cortesias com o Ap. da Moita.
Para o segundo novilho da tarde pertencente à ganadaria de António dos Reis, primeiro do nosso grupo, assumi eu a responsabilidade de pegar, responsabilidade essa que me deu um prazer enorme de assumir, para mais com primeiras ajudas do meu irmão que simpaticamente o Aposento nos cedeu naquela tentativa. Pega consumada ao primeiro intento.
Fica para o futuro que saltaram á praça:
Jaime Cortesão à cara, primeira ajuda de António Cortesão ‘’Toino’’, Segundas por parte de João ‘’Mastexe’’Tavares e João Bonny, rabejador António Consciência ‘’Baboon’’ e nas terceiras Gonçalo Gomes ’’Monas’’, Pedro Cravo ‘’Sebas’’ e Frederico Dias.
Para o quarto e ultimo novilho com o ferro de António Valente, coube ao nosso João ‘’Mastexe’’ Tavares, consumar uma rija pega também ela ao primeiro intento, com primeira ajuda do António Consciência ‘’Baboon’’, com segundas de ‘’Edu’’ Salgado e Gonçalo Gomes ‘’Monas’’ e umas eficazes terceiras por Rui Pita, Ricardo Cavaleiro e António Marques ‘’Catequista’’, rabejou Leandro ‘’Açoriano’’ papel que cumpriu na perfeição.
No fim da novilhada o padrinho do grupo Basilio Diniz, entregou-nos uma menção pelos nossos 45 anos ao serviço da festa.
De referir que o jantar se prolongou pela noite fora e ainda houve tempo para o concerto da Luciana Abreu.
Obrigado Tó Mané
Fiquem com as fotografias da efeméride:
Montemor-o-Velho – A Oportunidade
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraO grupo conta e sempre contou com o apoio INCODICIONAL de várias pessoas, pessoas essas que desde que assumi a chefia de grupo muito me têm ajudado e apoiado, custa-me enumera-los porque existe o perigo de me esquecer de alguém. Mas vou tentar, são assim: Basilio Diniz o nosso querido padrinho do grupo, Eng. João Cortesão, Eng. Miguel M. Grilo, Eng. Fernando Caiado, Prof. César Pegado, Eng. Alexandre Costa Ferreira, Eng. José Portela, Eng. Luís Martins, João Carlos Queiroga, Eng. António Quintino e o nosso querido amigo António Sousa.
E é sobre este que me vou debruçar mais - Tó Mané como carinhosamente nos autoriza que o tratemos - é desde há anos a esta parte o principal organizador da feira taurina de Montemor-o-Velho, e sabendo que o grupo andava á procura de oportunidades, não hesitou em apostar em nós. Mas ele não só nos deu uma oportunidade, como nos deu a oportunidade que precisávamos, pegar o importante Concurso de Ganadarias do Baixo Mondego, a par com um dos mais reputados grupos do País, o Aposento da Moita do Ribatejo, era a oportunidade que nós precisávamos. Obrigado Tó Mané, e esperamos não defraudar as espectativas.
O Cartaz:

Oliveira do Bairro – A primeira de muitas digressões, espero…
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraA digressão correu de forma notável, o grupo esteve unido e com um espírito de recomendar. É de agradecer também a toda a organização por tudo o que nos proporcionou em especial ao Vereador Dr. António Mota, Sr. Paulo Marques e ao Sr. Empresário Paulo Pessoa de Carvalho pela forma como nos receberam.
O espectáculo correu bastante bem. No primeiro dia apresentámo-nos para fazer uma reedição das sortes caídas em desuso, e no segundo para uma demonstração de pegas junto com a Escola de Toureio de Azambuja.
1º Dia
-Sorte de Costas – António Cortesão
-Sorte de Gaiola – António Consciência
-Sorte de Cadeira – António Cortesão
-Cernelha – A .Cortesão e G . Silva
-Casa da Guarda - Jaime Cortesão, A. Cortesão, G. Silva, A. Portela, R. Pita, A. Consciêcia, J. Tavares e E. Salgado
Na demonstração de pegas com as novilhas de Isidro Ricardo Silva, pegou á segunda tentativa Gonçalo Amaral, e efectuaram á primeira tentativa João Bonny e Ricardo Cavaleiro com primeiras ajudas do seu irmão André.
Garraiada da Queima das Fitas 2008 - Hoje daqui nem o pó nos sapatos queremos levar!!!
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraFoi com uma tarde agradável que o grupo chegou outra vez a casa do ‘’Mastexe’’ para se fardar. A tarde prometia, a praça esgotada como é costume. Apenas o senão dos problemas que tinham surgido ao sorteio, mas eficaz e lucidamente resolvidos pelo delegado do I.G.A.C. Nuno Nery. O cartel estava composto pelos cavaleiros: Agostinho Silva, José Carlos Portugal e Maria Mira; novilhos de diversas ganadarias; e para as pegas os do costume.
O nosso primeiro toiro, que na lide se tinha revelado manso e, sobretudo nos deu a certeza que não era a primeira vez que andava nestas lides, quase nos estragou a tarde.
Saltou a trincheira de barrete na mão o forcado Rui Pita. Depois de duas tentativas em que o toiro não quis ser colocado, o mesmo arrancou-se para ele de forma terrorífica. Valendo nessa tentativa, não só a vontade do forcado da cara em lá ficar (e que era muita), mas também uma enorme primeira ajuda do forcado Gonçalo Gomes, justamente chamado á praça para dar volta com o caras e com o cavaleiro.
Fica o registo de umas ajudas sólidas, valentes e eficazes por parte de: Gonçalo Bouça, Pedro ‘’Sebas’’ Cravo (segundas ajudas), rabejou eficazmente por parte de António Cortesão e umas eficientes terceiras ajudas por Jaime Cortesão, Gonçalo Quadros, Ricardo Cavaleiro.
Para o nosso segundo novilho, um melocoton pequenote e algo andarilho, embora tenha sido o melhor dos novilhos saídos á praça. Coube ao Gonçalo Silva honra de também ele pegar naquela que é a nossa Festa, missão que cumpriu na integra, efectuando uma vistosa pega á primeira tentativa, com primeira ajuda de Luís ‘’Sangrias’’ Pedrosa, segundas de Eduardo Salgado e João ‘’ Mastexe’’ Tavares, mais uma vez o rabejar eficaz do nosso Toino e umas óptimas terceiras por Gonçalo Pedro, Frederico Dias, António ‘’Catequista’’ Marques.
O Jantar decorreu com a animação do costume, no restaurante ‘’La Belle Italia’’.
Devido á fraca apresentação dos novilhos, e ao péssimo jogo por eles dado, evidenciando estarem corridissimos, apeteceu dizer: Hoje daqui nem o pó nos sapatos queremos levar!!!
Veja as fotografias: