As Melhoras Tó Zé
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraTreino na ESAC
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraNa passada quarta-feira dia 17/6/2009 realizou-se na ESAC um treino do grupo e do cavaleiro amador João Domingues, que marcou o estreitamento de relações entre a Associação de Estudantes e o grupo de Forcados da Escola, ao qual se seguiu um arraial popular muito concorrido.
Antes do treino exibiu-se com grande agrado do público presente, a Tuna da escola.
O cavaleiro mostrou estar no bom caminho, apresentando 4 cavalos que encaixariam na quadra de qualquer figura do toureio.
No treino reeditaram-se sortes caídas em desuso como a casa da guarda, a pega da cadeira feita pelo Chinês, a de costas feita pelo Toino etc.
Mais importante do que estas sortes referidas, foi o aparecimento de jovens como o Godas, o Zé P. Costa Alemão, o Fábio e o Panóias que demonstraram logo no primeiro treino grande vontade, não se negando a nada estreando-se mesmo a pegar de caras.
Teve ainda a festa a presença do Dr. Pedro Pinto, director da revista “Ruedo Ibérico” que muito nos honrou e que o grupo distinguiu como nosso forcado Honorário.
Estamos a andar com passos certos e seguros, aderindo ao grupo gente que são garantia para o futuro.
Pelas Mãos do Nosso Ex-Cabo João Cortesão - O Fred estampou-se…
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. Coimbra O nosso amigo Fred, elemento dos mais antigos do nosso grupo, estampou-se quando ia a subir uma rua a alta velocidade montado numa motoreta de 100 cm3.
Segundo me declarou embora em estado de choque, momentos após o acidente, o mesmo aconteceu quando sentiu um “treme treme” no bolso que mais não era que o telelé a dar sinal. O nosso amigo olhou para o bolso e pôs a mão do lado contrário no dito já que a outra ia a acelerar.
Moral da história:
1º - Até a subir numa motoreta podes bater com os cornos no chão.
2º - Se tremer o telelé não metas a mão ao bolso.
3º - Não olhes para baixo.
4º - É mais seguro andar a pé que de motoreta.
5º - A quem anda de motoreta convém ter sempre em casa ‘’Betadine’’ e gaze.
6º - Oh Fred …vai-te lixar… és um nabo… ninguém cai a subir uma ladeira.
As Melhoras Edu...
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraQueremos desejar as melhores ao nosso companheiro Eduardo Salgado, que depois da rija pega que efectuou á 1ª tentativa. Fez uma rotura de ligamentos no joelho... "Os verdadeiros vencedores na vida, são as pessoas que olham para cada situação com esperança de a poder resolver ou melhorar." Barbara Pletcher. Pensa nisto, e para Agosto ja conto contigo; ainda tens de pegar um toiro para te despedires antes de ires lá para as Hungrias!!!
Pelas as Mãos do Nosso ex-Cabo Zé Portela
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraParabéns ao actual Cabo Jaime Cortesão pela atitude de seguir em frente com o grupo bem como a todos os que dão o corpo ao manifesto num esforço colectivo, sempre em prol da Tauromaquia na Região Centro.
Saúdo também a actual direcção da Associação de Estudantes da ESAC, pela hombridade como apoia este grupo com mais de 45 anos de vida, ao organizar um Festival de variedades Taurinas a realizar no próximo dia 17 de Junho 2009, na arena da ESAC, "fazendo assim com que grupo volte de novo à sua casa."
Por fim e para que fique registado na memória desde grupo, gostaria de expressar aqui neste nosso "ciberespaço" a amizade que sinto pelo o Eng. João Cortesão, pois estou convicto, de que se hoje tudo isto existe e se mantém de corpo e alma, a Ele o devemos.
Um abraço
José Portela
A Nossa Velhinha Escola
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraConversei há dias com representantes da dita associação e fiquei deslumbrado com o interesse demonstrado pelo passado, presente e futuro do grupo de forcados, numa época em que meia dúzia de complexados e frustrados, atentam aqui e acolá contra uma arte ancestral por razões “xaxas” e pagos sabe-se lá por quem e porquê.
É importante este apoio e esta consonância, direi mesmo fundamental neste ano em que a visibilidade do grupo vai ser maior com compromissos importantes.
Dia 17/6/ 2009 marca o principio de uma nova era, com a reedição de antigas sortes de pegar toiros bem como treino do grupo a que se segue um arraial.
Comigo pode esta associação contar para tudo em que possa ser útil.
Ao alto, Ao alto…. Charrua

É com bastante prazer que esta nova equipa da Associação de Estudantes, empossada em 10 de Março de 2009, vem desde já demonstrar todo o apoio e apreço por este grupo de forcados, que com toda a dedicação vai levando o nome e o espírito Agrário por este país fora.
Assim, com o intuito de aproximar as relações desta Associação com o grupo de forcados, os quais alguns sendo alunos e ex-alunos desta escola, vimos evidenciar todo o apoio e toda a vontade de unir forças como no passado, tendo como intenção ressuscitar o tão bom e saudoso espírito agrário e colmatar este vazio existente há alguns anos.
É com orgulho que a AE ESAC, vem convidar o grupo de forcados a participar na festa de variedades Taurinas que vamos a realizar no próximo dia 17 de Junho 2009, na arena da ESAC, fazendo assim com que grupo volte de novo à sua casa.
Podemos acrescentar que se esta se exprimisse, já manifestava o sentimento de saudade.
Bem hajam aqueles que são as nossas raízes, que nos transmitiram o Espírito Agrário e nos deixaram a obra.
Saudações Agrárias,
Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra
Pela Mãos de: Ex Cabo João Cortesão
| author: G.Forcados Académicos da E.S.A. CoimbraNuma região aficcionada como é o centro do país, em especial o distrito de Coimbra, não se vive aqui o mundo do toiro com a regularidade que acontece noutras regiões a sul. Este grupo teve sempre os seus locais de encontro por excelencia. Quando há muitos anos me comecei a fardar, o ponto de encontro era no desaparecido café Montanha, mais tarde no igualmente desaparecido snack "Texas", passando por vários outroos locais até chegarmos hoje ao "Clube de Tiro e Sport" e ao restaurante "Casarão" que se tornou na nossa hipotética sede.
O sr. Carlos seu proprietário, beirão de gema (Celorico da Beira) foi distinguido como membro honorário do grupo, e em cada jantar da malta tem-lhe sido oferecida uma peça da farda ou uma fotografia que vai expondo dando ao seu restaurante a imagem de uma tertúlia, marimbando-se para os anti, numa demonstração de coragem face aos tempos que correm, de amizade e de sentir aficcionado.
Nos jantares com tradição - Natal, Queima, fim e principio de temporada - a ementa não varia. Dobrada com feijão branco e lombo assado para os pipis que se enojam com o leve sabor a merda que emana das visceras da vaca ou do boi.Sempre presentes nestes jantares estão três gerações.
1ª - Os cotas, de que fazem parte eu próprio, o prof. César pegado, Eng Miguel M. Grilo, Eng Alexandre C. Ferreira e o padrinho Basilio.