muitos parabens Jaime,bela pega. um grande abraço ao meu querido amigo mega x que com enorme valentia deu ainda mais glamour á festa de toiros na Figueira.
Este grupo de forcados, fundado há 45anos na cidade de Coimbra, desde sempre se encontrou adido á E.S.A.C na altura com o nome de E.R.A( Escola de Regentes Agrícolas) e teve como base forcados de outros grupos todos estudantes dessa instituição, que envergando a jaqueta do traje de passeio da escola , se apresentaram para pegar os três novilhos da garraiada da Queima das Fitas de 1946 que até aí eram pegados por grupos hadock.
O grupo sendo inteiramente académico, ainda hoje - embora hoje em dia sejam admitidos todos os estudantes de Coimbra - teve várias e sucessivas trocas de cabo, sendo o primeiro, o Dr. António Montarroio Farinha.
Foi com este cabo que o grupo teve maior importância no panorama taurino nacional, até uma célebre corrida no Cartaxo onde, como se diz na gíria taurina, “ o grupo levou sopa de corno”, continuando sempre a aparecer na Garraiada da Queima das Fitas e esporadicamente numa ou outra novilhada aqui na região do Baixo Mondego, não só.
Há ainda que nomear três cabos com grande importância e notoriedade:
João Cortesão, o cabo que durante mais tempo assumiu a chefia do grupo sendo ainda hoje um dos nossos mentores.
Miguel Monteiro sendo de Portalegre, ao vir estudar para Coimbra viu o grupo praticamente inactivo e o fez renascer das cinzas com uma aficcion enorme.
José Maria Portela, porque numa altura em que quiseram acabar com o grupo assumiu, com o apoio incondicional de praticamente a totalidade dos forcados, a sua chefia, conseguindo que este bastião da aficcion coimbrã não desaparecesse.
Com o actual cabo, Jaime Cortesão ( estudante de Medicina Veterinária), e com um grupo jovem e cheio de ilusão esperamos voltar a ter uma participação mais activa na festa taurina por esse país fora.
No ano de 2008 o grupo já participou em seis espectáculos sendo de realçar o Concurso de Ganaderias de Montemor-o-Velho, no dia 8 de Setembro, onde o grupo alternou com o Aposento da Moita; tendo estado particularmente bem, pegando os dois novilhos que lhe tocaram em sorte á primeira tentativa.
Já em 2009 o grupo voltou fazer história, participando na X Corrida do Jornal ''Farpas'', realizada na figueira da foz no dia 16 de Agosto. Tendo o grupo dignificado uma vez mais a Jaqueta Azul, com mais uma rija pega á primeira tentativa.
Esperando que mais oportunidades surjam para levarmos alto o da nossa Jaqueta.
1 Comentário:
muitos parabens Jaime,bela pega.
um grande abraço ao meu querido amigo mega x que com enorme valentia deu ainda mais glamour á festa de toiros na Figueira.
vasco bettencourt
Enviar um comentário